Onde está Witzel? Crivella? Bolsonaro? O silêncio obsequioso dos atrozes! - por Carlos Eduardo Cardozo

Onde está Witzel? Crivella? Bolsonaro? O silêncio obsequioso dos atrozes! - por Carlos Eduardo Cardozo*

Fico me perguntando como nominar essa crise que estamos vivendo: crise ética? Crise moral? Crise civilizatória? Crise religiosa? Crise da relativização dos valores cristãos?
Que diante de um HQ invisibilizado, numa feira de livros, se monta um circo de ‘próprio’ e ‘impróprio’. Agora, diante da violência, da barbárie, e dos brutais assassinatos de crianças e jovens, um silêncio obsequioso!
Seria conivência? Seria aprovação de tais intervenções estatais?
Hanna Arendt já no século passado cunhou a expressão “banalidade do mal” que ilumina e nos faz pensar no momento atual: não podemos naturalizar a morte e a violência de crianças e jovens sob a insígnia no combate ao tráfico - é preciso um outro modelo social, político e religioso que permite que tenha mais vida, e “vida em plenitude” (cf. Jo 10,10).
Como educador, como cristão: deixo registrado o meu lamento: estão ceifando os sonhos das nossas crianças e jovens.... e não longe de mim - mas já vou identificando na apatia dos jovens com os quais trabalho que não desejam mais sonhar, frente a essas monstruosidades.


* Filósofo, educador, especialista em juventude. Mestre em Educação

Comentários